MUITO MAIS
QUE UM HOTEL
O Maksoud Plaza foi, durante os seus 42 anos de funcionamento, o mais icônico hotel de São Paulo e do Brasil. Impactante desde a sua inauguração, em 1979, graças a seu arrojo arquitetônico (com inovações como os primeiros atrium lobby e elevadores panorâmicos do País), o Maksoud recebeu 3 milhões de hóspedes até o encerramento de suas atividades, em dezembro de 2021, devido aos efeitos da pandemia sobre o setor de Turismo.
O hotel foi criado pelo empresário Henry Maksoud, que havia se notabilizado por criar a maior empresa de projetos de Engenharia da América Latina, a Hidroservice. A empresa chegou a ter 10.000 colaboradores e fez projetos para obras icônicas no Brasil, como os Aeroportos Internacionais Tom Jobim (Galeão, no Rio de Janeiro) e Eduardo Gomes (Manaus), o Terminal Rodoviário Tietê (o principal de São Paulo), a Rodovia dos Trabalhadores (que liga São Paulo ao Vale do Paraíba) e as Hidrelétricas de Itaipu e Sobradinho e do mundo, como o Aeroporto Internacional do Funchal, em Portugal. Ao criar o Maksoud Plaza, Henry buscou trazer para o setor de Hotelaria a inovação e o prazer em servir que caracterizavam a Hidroservice.
Entre os que puderam usufruir do padrão de qualidade e da especialidade em bem servir do Maksoud Plaza, estiveram personalidades da música internacional (como o cantor Frank Sinatra, que ali se apresentou, no lendário 150 Night Club, e os integrantes das bandas Rolling Stones e Gus N’Roses) e personalidades como a ex-primeira-ministra da Inglaterra Margareth Tatcher, o ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan e os príncipes Rainier e Albert, de Mônaco.
Quando Henry Maksoud faleceu, em 2014, o cenário para o icônico hotel cinco estrelas era desafiador. A empresa que lhe deu origem, a Hidroservice, havia encerrado suas atividades de projetos de engenharia, esvaziada pela redução das obras públicas no Brasil. No setor hoteleiro, surgia a forte concorrência das redes internacionais e dos flats. Mas o neto e sucessor Henry Maksoud Neto – que era o braço direito do avô e trabalhava no Hotel desde os 15 anos – soube reinventar o Maksoud Plaza, com inovações como associações com grandes redes internacionais e até com o Airbnb.
O Hotel voltou a fazer sucesso, graças a iniciativas da nova gestão como a criação da balada Panam (no heliponto) e, principalmente, do Frank Bar. Localizado no icônico lobby bar do Maksoud, o Frank fez história com seu ambiente intimista, seus serviços de excelência e o melhor da alta coquetelaria, com produções artesanais, drinks autorais, coquetéis clássicos e releituras.
No Frank, assim como ocorrera com o próprio Maksoud, paulistanos e visitantes de todos os quadrantes do Brasil e do Mundo viveram momentos inesquecíveis: flertes, declarações de amor, pedidos de casamento – e também grandes negócios fechados. O sucesso do Frank Bar foi logo reconhecido, nacional e internacionalmente. Com apenas dois anos de existência, em 2017, o Frank entrou para a seleta lista global 50 Best Bars. O prêmio se repetiu nos dois anos seguintes, que precederam o início da pandemia, em 2020, que levaria ao fechamento do Maksoud Plaza e do Frank, no ano seguinte.